Cerquido
Ponto de interesse

Cerquido

Este pequeno núcleo rural incrustado na vertente oriental da Serra de Arga reúne as condições ótimas para a fixação de uma comunidade serrana, alicerçada numa economia de subsistência de base agro-silvo-pastoril, beneficiando da proximidade entre áreas de pastagens naturais, de espaço florestal e de terras aráveis.

Note-se que Cerquido designa “souto de carvalhos cerquinhos”. Era frequente, nestas rechãs que se desenvolvem em diferentes vertentes da Serra de Arga, entre os 300 e os 500 metros de altitude, o surgimento de pequenos bosques de carvalho que crescem, sobretudo, na proximidade dos cursos de água.


Na área envolvente da aldeia, localizam-se as parcelas de agricultura de subsistência, onde o regime de policultura se caracteriza pela conjugação das culturas permanentes e temporárias, com destaque para as hortícolas e cerealíferas. Em muitos casos, as parcelas culturais expandem-se para a base das vertentes, através de socalcos.

A maioria dos solos com aptidão agrícola existentes nestas rechãs está relacionada com a erosão do granito do maciço central. Os cursos de água entalhados nas vertentes graníticas desfrutam de grande disponibilidade de material para transportar, favorecendo assim a deposição de sedimentos fluviais nas áreas de menor declive situadas a jusante, proporcionando a fertilidade dos solos.

A ocupação antrópica na vertente oriental da Serra de Arga encontra-se documentada desde a Idade do Ferro, sendo influenciada não só pela existência de condições propícias à prática agrícola a nível morfológico, edáfico e de disponibilidade hídrica, bem como pela presença de jazidas minerais. Uma análise sumária do padrão de distribuição dos povoados castrejos tradicionais nesta região evidencia que estes não se implementam preferencialmente nas altitudes mais elevadas, mas sim em locais com boas condições naturais de defesa e bem posicionados no que se refere ao controlo das acessibilidades naturais, estando quase sempre na dependência direta de uma linha de água. Entre os critérios e fatores que parecem presidir à sua localização destaca-se a proximidade a espaços favoráveis à agro-pastorícia, designadamente solos férteis e pastagens naturais, bem como a existência de outros recursos, nomeadamente os piscícolas, as salinas e as jazidas minerais.

Diversos topónimos locais indiciam a probabilidade de ocupação castreja, designadamente as referências a castro e castelo. O topónimo “socrasto” associado à identificação de vestígios de tegulae, indicia a existência de um habitat romano ou pré-romano no lugar de Cerquido, implantado numa pequena rechã da vertente oriental da Serra da Arga. Brochado de Almeida (1990:176) afirma que este habitat, ainda não confirmado pela dificuldade de realização de escavações, ter-se-ia localizado precisamente sob o atual aglomerado.

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/cerquido [consultado em 08-03-2023].
ALMEIDA, C. A. Brochado. (1990). Proto-História e Romanização da Bacia Inferior do Lima. Estudos Regionais, Viana do Castelo.

Políticas de cookies - Saiba mais aqui