Rede Internacional de Investigação em Equinologia

O turismo equestre constitui uma oportunidade crucial para a qualificação e diferenciação da oferta turística do Alto Minho, ajudando a combater a sazonalidade da procura do turismo de natureza e do turismo em espaço rural e impulsionando a valorização dos territórios e das comunidades locais. Particularmente, a modalidade do ‘turismo a cavalo’ incentiva a aproximação entre os seus praticantes e as populações, bem como a descoberta do património cultural e natural do destino.

A iniciativa privada ativa nos três concelhos tem demonstrado que o turismo equestre é uma aposta de sucesso, como evidencia a crescente procura de escolas equestres, centros hípicos e percursos a cavalo e hipoterapia.

A estratégia intermunicipal de consolidação da oferta de turismo equestre no território-alvo do projeto centra-se em quatro grandes vetores:

i. a articulação e exploração de sinergias entre o turismo equestre e outros produtos turísticos estratégicos à escala regional, especialmente com o turismo rural, o turismo de natureza e o touring cultural e paisagístico;

ii. a criação de uma rede intermunicipal de percursos equestres sinalizados e interpretados entre a Serra de Arga e o vale do Lima;

iii. a criação de uma rede certificada, sinalizada e divulgada de prestadores de serviços turísticos com características adequadas ao acolhimento do turista equestre, incluindo unidades de alojamento, estabelecimentos de restauração, aldeias serranas, empresas de animação turística, entre outros;

iv. a promoção da valorização turística do garrano enquanto espécie autóctone e do seu habitat natural, bem como da sua dimensão cultural, consubstanciada na sua importância histórica e etnográfica para as comunidades rurais do Alto Minho.

O turismo equestre abre múltiplas possibilidades de articulação com outros produtos turísticos, disponibilizando uma oferta integrada e diferenciadora, ancorada nos recursos específicos de cada território, que proporciona ao turista a vivência de experiências enriquecedoras e multifacetadas. O ‘turismo a cavalo’ e o ‘turismo do cavalo’ captam o seu nicho de mercado específico para o usufruto de uma experiência holística do território, com evidentes sinergias com o turismo em espaço rural, o turismo de aventura, o turismo de natureza e o turismo desportivo, o turismo cultural e paisagístico e a gastronomia e vinhos.

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