A organização do I Congresso Internacional de Equinologia e Turismo Equestre é o resultado da constituição de uma rede internacional de cooperação científica entre a Universidade da Sorbonne Nouvelle, a Universidade de Quioto (Instituto de Pesquisa de Primatas) e o Município de Viana do Castelo, iniciada em 2014. Esta rede sofreu uma gradual expansão, integrando, presentemente, as Universidades de Coimbra e Valencia (Espanha).<br />A exploração de diferentes temas de investigação, entre os quais se salientam o estudo da cognição do cavalo Garrano, a observação do seu comportamento social e da interação Homem-cavalo no contexto das artes equestres, criou as bases teóricas e metodológicas para a proposta de um novo paradigma epistemológico.<br /> O estudo científico dos equídeos, nas suas múltiplas dimensões, requer a criação de uma disciplina científica autónoma, alicerçada no modelo científico da primatologia japonesa, conjugando a investigação em laboratório com o trabalho de campo, concretizado no habitat de cada raça.<br />A associação equinologia - primatologia tornou-se essencial, em virtude de permitir uma compreensão mais global da interação Homem-equino. O cavalo e todos os equídeos desempenharam um papel primordial na dinâmica das sociedades humanas. Uma arma de combate, o cavalo desempenha um papel determinante na geopolítica. Contribui para o desenvolvimento da agricultura e dos transportes. Objeto de arte, é também um animal mitológico que medeia entre o Céu e a Terra nas principais cosmogonias.<br />Na Europa, o cavalo é o animal mais estudado, principalmente através de tratados sobre equitação, hipologia e hipiatria. Educação equina e medicina são os temas dominantes. O cavalo tornou-se um companheiro de lazer, embora seja ainda hoje um animal de trabalho em vários países. Paradoxalmente, os estudos sobre o comportamento social e a cognição equina permanecem muito limitados.

I CONGRESSO INTERNACIONAL

DE EQUINOLOGIA E TURISMO EQUESTRE

Auditório Professor Lima de Carvalho Instituto Politécnico de Viana do Castelo

01-03 de Julho 2021

Inscrições
Paulo Vieira, 2017

Congresso

A organização do I Congresso Internacional de Equinologia e Turismo Equestre é o resultado da constituição de uma rede internacional de cooperação científica entre a Universidade da Sorbonne Nouvelle, a Universidade de Quioto (Instituto de Pesquisa de Primatas) e o Município de Viana do Castelo, iniciada em 2014. Esta rede sofreu uma gradual expansão, integrando, presentemente, as Universidades de Coimbra e Valencia (Espanha).
A exploração de diferentes temas de investigação, entre os quais se salientam o estudo da cognição do cavalo Garrano, a observação do seu comportamento social e da interação Homem-cavalo no contexto das artes equestres, criou as bases teóricas e metodológicas para a proposta de um novo paradigma epistemológico.
O estudo científico dos equídeos, nas suas múltiplas dimensões, requer a criação de uma disciplina científica autónoma, alicerçada no modelo científico da primatologia japonesa, conjugando a investigação em laboratório com o trabalho de campo, concretizado no habitat de cada raça.
A associação equinologia - primatologia tornou-se essencial, em virtude de permitir uma compreensão mais global da interação Homem-equino. O cavalo e todos os equídeos desempenharam um papel primordial na dinâmica das sociedades humanas. Uma arma de combate, o cavalo desempenha um papel determinante na geopolítica. Contribui para o desenvolvimento da agricultura e dos transportes. Objeto de arte, é também um animal mitológico que medeia entre o Céu e a Terra nas principais cosmogonias.
Na Europa, o cavalo é o animal mais estudado, principalmente através de tratados sobre equitação, hipologia e hipiatria. Educação equina e medicina são os temas dominantes. O cavalo tornou-se um companheiro de lazer, embora seja ainda hoje um animal de trabalho em vários países. Paradoxalmente, os estudos sobre o comportamento social e a cognição equina permanecem muito limitados.

LINK PARA PARTICIPAÇÃO VIA ZOOM:
https://zoom.us/j/95423791729?pwd=S29MUmpzMHp2N1JBR1RMMlBXQ0dqdz09

ID da reunião: 954 2379 1729
Senha de acesso: 623019

Políticas de cookies - Saiba mais aqui