Moinhos da Gândara
Ponto de interesse

Moinhos da Gândara

A importância do maciço granítico central da Serra de Arga enquanto área de infiltração e acumulação de água evidencia-se através de numerosos sistemas de moinhos hidráulicos em cadeia que aproveitam pequenos ribeiros que descem as vertentes graníticas desde o planalto.
Estes moinhos de rodízio, planta retangular e reduzidas dimensões, distinguem-se pela singularidade da cobertura em lajes de granito.

O cereal é lançado num dispositivo de madeira, em forma de pirâmide invertida, que vai largando o grão no centro da mó. No nível inferior, a mó está fixa a um tronco de madeira que recebe o impulso do rodízio dado pela água conduzida até lá através de uma levada.

Na Serra de Arga, os moinhos são, regra geral, propriedade privada de consortes ou herdeiros, podendo pertencer a várias famílias. A sua utilização obedecia a um sistema cíclico, semanal ou quinzenal, havendo dias e horas marcados para o seu uso. Os direitos de utilização eram contados em dias e meios dias, respeitando a quota parte de cada consorte.



Políticas de cookies - Saiba mais aqui