Capela de São Mamede e de São Frutuoso (Trás-âncora)
Ponto de interesse

Capela de São Mamede e de São Frutuoso (Trás-âncora)

A Capela de São Mamede e de São Frutuoso terá sido, segundo Figueiredo da Guerra, a antiga igreja que no século XIV foi sede da extinta freguesia de São Mamede de Arga, anexa ao Mosteiro de São João de Arga. Os monges do Mosteiro de S. João de Arga aqui se deslocavam para celebrar a missa aos domingos e dias santos.

Sofreu grandes remodelações em 1814, pelo Abade Francisco José Pereira (BOUÇA, 1942), conservando, porém, muitas das suas características primitivas (VASCONCELOS, 1999). Sobre a porta frontal conserva um nicho, anterior à remodelação, que tem uma vieira em grande destaque (ALMADA, 2000).

À semelhança da Capela de São Francisco, em Pedrulhos, também esta pequena capela é referida por Lourenço de Almada (2000) como ponto de passagem dos peregrinos que realizam a travessia da Serra de Arga em direção a Santiago de Compostela.
No lugar de Trás-Âncora deparamo-nos com um Cruzeiro, implantado num lugar que a tradição popular denomina de “Igreja Velha”, assinalando o local onde terá existido a primitiva Igreja Paroquial.

A festa em honra de São Mamede e de São Frutuoso realiza-se no primeiro fim-de-semana de agosto, sendo a missa de sábado dedicada a S. Frutuoso e aos animais que são benzidos. A missa de domingo é dedicada a S. Mamede.

ALMADA, José Loureço de (2000). A Caminho de Santiago - Roteiro do Peregrino, Lello Editores, Porto.
BOUÇA, Francisco José Esteves (1942). Monografia da Freguesia de São Lourenço da Montaria do Arciprestado de Viana do Castelo, Braga.
CARNEIRO, Francisco José Fernandes; FERNANDES, Maria Augusta Durães (1979). S. Lourenço da Montaria: Apontamentos Etnográficos, Cadernos Vianenses, Tomo II, Câmara Municipal de Viana do Castelo.
VASCONCELOS, Joaquim Manuel de Paula (1999). Roteiro do Vale do Âncora, 2ª ed. alterada e corrigida, Vila Praia de Âncora.

Políticas de cookies - Saiba mais aqui