Quartéis de Santa Justa
Ponto de interesse

Quartéis de Santa Justa

Os antigos quartéis de Santa Justa, outrora albergue de romeiros e peregrinos, são hoje um Centro de Interpretação e Vivência Ativa da Natureza, onde é possível pernoitar num alojamento contemporâneo que conta com duas suites e dois dormitórios interligados e ainda uma pequena piscina privada.

A tradição da peregrinação à Capela de Santa Justa associa-se à crença popular relacionada com o local de martírio de duas irmãs, Justa e Rufina, visto que uma das punições que lhes foi imposta foi a de caminharem descalças até à Serra Morena.
A romaria será muito antiga, sendo anterior ao século XVIII, visto que nas Memórias Paroquiais, se relata que “tem a romagem donde acode muita gente”.

Segundo a lenda, Justa e Rufina eram filhas de um oleiro andaluz, que ganhava a vida a vender louça de barro no mercado. Como recusaram prestar homenagem ao deus Adónis e oferecer sacrifícios a Vénus, as suas louças foram quebradas. Santa Justa foi torturada e morta sobre a roda e Santa Rufina foi estrangulada. Santa Justa é a patrona de Sevilha e de Burgos e as suas relíquias foram guardadas no mosteiro de Las Huelgas. Venera-se a 17 de julho.

Políticas de cookies - Saiba mais aqui