Quinta dos Pentieiros
Ponto de interesse

Quinta dos Pentieiros

A Quinta de Pentieiros disponibiliza um importante conjunto de estruturas e serviços, destinados a apoiar a Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos no que se refere à oferta de alojamento e ao desenvolvimento de atividades lúdicas e de lazer associadas ao espaço rural. É uma verdadeira quinta pedagógica, com raças pecuárias autóctones, apicultura, estábulos, cavalariças, parques de gado, estufa, viveiros, campo de plantas aromáticas e medicinais, horta pedagógica e pomares.

A Quinta de Pentieiros dispõe de um conjunto de equipamentos e espaços de apoio ao turista equestre, incluindo restaurante de gastronomia regional, Bungalows ecológicos, Casas de Abrigo, Parque de Campismo Rural e albergue.

Neste museu vivo do mundo rural é possível conhecer as principais raças e espécies autóctones e atividades agropecuárias tradicionais, oferecendo-lhe uma experiência autêntica da ruralidade do Alto Minho, onde poderá tosquiar uma ovelha, montar a cavalo ou participar no maneio animal e em diversas atividades do calendário agrícola.

No que ao património histórico-arqueológico diz respeito, será de destacar a relevância dos vestígios do período da romanização aqui encontrados. A villae de Pentieiros (Arcos/ Estorãos) terá sido uma ocupação de base agro-pastoril, identificada pela forte presença de cerâmicas comuns romanas, fragmentos de dolia, pesos de tear e grande quantidade de tegula, assim pela pedra facetada que se encontrou um pouco por toda a propriedade da Quinta de Pentieiros (BROCHADO, 2004). Refira-se ainda que a proximidade do povoado da Bouça do Castro e da Corta de Casais (ALMEIDA, 1996, pp. 113-115) poderá indiciar o controlo mineiro da região vizinha.

No âmbito do património edificado, é ainda digna de nota a Casa de Pentieiros, de que foi senhor Gonçalo de Sousa Menezes, e que teve, durante o séc. XVII, o mesmo morgado que o solar de Bertiandos, Francisco Pereira da Silva.

Mais informações em: http://www.lagoas.cm-pontedelima.pt/

BROCHADO, Cláudio Roberto Laranjeira (2004). Povoamento tardo-romano e altimedieval na bacia terminal do rio Lima (séculos IV-IX). Dissertação de Mestrado em Arqueologia, FLUP, Porto.
ALMEIDA, Carlos Alberto Brochado de (1996). Povoamento Romano no Litoral Minhoto Entre o Cávado e o Minho - Inventário Arqueológico do Concelho de Ponte de Lima, (Policopiado), Vol. 1, FLUP, Porto.

Políticas de cookies - Saiba mais aqui