Fojo do Lobo do Alto do Cavalinho
Ponto de interesse

Fojo do Lobo do Alto do Cavalinho

O Fojo do Lobo é uma armadilha permanente, constituída por dois muros altos de pedra solta, convergindo em formato de um V. Na sua extremidade encontrava-se um fosso, circular, onde o lobo perseguido pelas populações acabava por cair. Estas construções populares testemunham a relação do Homem da serra com o lobo, marcada pela ameaça que representava aos rebanhos e pela memória das batidas aos lobos. A construção de um fojo implicava a mobilização de várias povoações, principalmente para o transporte das toneladas de pedras necessárias.

As batidas aos lobos envolviam um elevado número de pessoas, pertencentes a uma ou mais aldeias, que levariam o lobo a fugir para a área compreendida pelas paredes, onde este acabaria por cair no fosso, previamente disfarçado com vegetação. Normalmente, as paredes do fojo localizam-se em duas vertentes de acentuado declive.

De acordo com Pedro Primavera et al (2015), os vestígios dos fojos da Serra d’Arga, “podem comparar-se com as estruturas edificadas nas vizinhas serras do Soajo, Peneda, Amarela, Gerês e Cabreira, assim como nas terras altas da Galiza e, mais a sueste, nos montes de Fafe e de Cabeceiras de Basto”.

A Serra de Arga é atualmente a região mais ocidental com presença regular confirmada do lobo-ibérico (Canis lupus signatus) em Portugal. Esta espécie está classificada como Em Perigo em Portugal pelo Livro Vermelho de Vertebrados de Portugal, e listada nos anexo II e IV da Diretiva Habitats como espécie de conservação prioritária, a nível europeu.

PRIMAVERA, Pedro; VIANA DA CUNHA, António; ÁLVARES, Francisco (2015). Testemunhos da relação entre o lobo e as comunidades rurais na Serra d’Arga. In: Estudos Regionais, II Série, n.º 9, pp. 151-165.
ALVARES, F.; ALONSO, Pedro; SIERRA, Pedro; PETRUCCI-FONSECA, Francisco (2000). Os fojos dos lobos na Península Ibérica. Sua inventariação, caracterização e conservação. Galemys, 12, 57-77.
SILVA, Vilma (coord.) (2019). Estudos de Caracterização da Paisagem Da Serra d’Arga à Foz do Âncora, Volume I Caracterização da Paisagem, Território XXI - Gestão Integrada do Território e do Ambiente, Lda, https://www.serradarga.pt/wp-content/uploads/2019/01/12_paisagem.pdf
SILVA, Vilma (coord.) (2019). Estudos de Caracterização da Paisagem Da Serra d’Arga à Foz do Âncora, Volume II Património Cultural [Arquitetónico e Imaterial], Território XXI - Gestão Integrada do Território e do Ambiente, Lda, https://www.serradarga.pt/wp-content/uploads/2019/01/17_patrimonio_web.pdf

Políticas de cookies - Saiba mais aqui