Habitat Rede Natura 2000
Ponto de interesse

Habitat Rede Natura 2000

Encontramo-nos numa zona de contacto entre rochas granitoides e metassedimentares. A montante ergue-se o maciço granítico central da Serra de Arga, batólito de granito de grão grosseiro duas micas. Este maciço é rodeado por uma extensa mancha de xistos negros da Unidade do Minho. Na faixa de contacto surgem intrusões de filões aplo-pegmatíticos.

Nesta zona de transição de litológica entre xisto e granito, dominam os matos baixos e densos de tojo- arnal (Ulex europaeus) e tojo-molar (Ulex minor) integrados no Habitat 4030 do Plano Sectorial Rede Natura 2000: “Charnecas Secas Europeias”, especificamente no subtipo urzais-tojais galaico-portugueses não litorais.

Observe a paisagem circundante e note como os diferentes substratos litológicos influenciam contrastes paisagísticos significativos, quer ao nível do coberto vegetal, quer do uso cultural do solo. Nas rechãs onde se implementam as aldeias serranas, prevalece o uso agropastoril, com importante presença de urzais-tojais e culturas de irrigação. Nos substratos metassedimentares, mais pobres, predominam as comunidades arbustivas xerófilas, bem como os matos degradados.

Políticas de cookies - Saiba mais aqui